Destaques

Campanha de Angariação de Fundos: documentário “The Pictures inside my Mind”

Um grupo de estudantes do curso de Filme e TV, da universidade de Hertfordshire em Inglaterra, estão em fase de pré-produção para a realização do último projeto, Pictures Inside My Mind, um documentário que acompanha Davidson, que em adolescente foi diagnosticado com esquizofrenia e que realiza filmes de forma a canalizar os seus pensamentos e delírios. Este documentário é sobre compreender e não estigmatizar a doença mental. Os estudantes querem mostrar uma ideia mais realista de uma pessoa que vive com uma doença mental, desmistificando estereótipos associados à mesma e mostrar que como todas as outras, estas pessoas devem ter acesso à igualdade de oportunidades e ao direito de perseguir os seus objetivos. A realizadora Beatriz Amado afirma que “este documentário é importante porque vai quebrar os estereótipos sobre como a doença mental é retratada no cinema e na televisão, em vez disso irá mostrar a realidade de viver com a doença”.

O documentário será realizado no Centro de Apoio Social do Pisão em Portugal, uma instituição que acolhe mais de 300 residentes com patologia psiquiátrica. Os objetivos do Pisão são promover autonomia e independência, assegurando também, o alojamento, tratamento psicossocial e cuidados de saúde.

O Davidson, residente do Pisão desde 2011, já realizou duas curtas-metragens, de guiões da sua autoria. Neste documentário iremos seguir o processo criativo de Davidson enquanto ele se prepara para realizar a sua terceira curta-metragem “A lenda de Bojar: O Aventureiro”. Falamos com a diretora do Pisão Anabela Gomes e a diretora técnica do CACI que concordam que a realização deste documentário “é uma porta aberta para a inclusão social” e que “irá contribuir para a desmistificação de preconceitos e estereótipos ainda muito associados à doença mental”.

Os estudantes estão neste momento a realizar uma angariação de fundos de forma a poder realizar este documentário. A campanha começou no dia 10 de dezembro, com diferentes prémios disponíveis dependendo do valor doado. Nas doações mais elevadas estão incluídos artigos feitos pelos residentes do Pisão, tais como casas de madeira ou bonecas feitas em papel. Qualquer valor monetário que não seja utilizado na produção do documentário será doado ao Pisão de forma a ajudar no desenvolvimento de projetos direcionados para a promoção e valorização pessoal dos utentes.

É possível seguir o projeto nas nossas páginas de Facebook, Instagram e Youtube onde também poderão encontrar informação de como doar na nossa campanha.

@ThePicturesinsidemyMind

Davidson a trabalhar no guião para o seu filme

Exemplo de uma das casas de madeira feita pelos residentes

CPDCampanha de Angariação de Fundos: documentário “The Pictures inside my Mind”

Related Posts