Destaques

Divulgação de Vagas: Fórum de Apoio Social (FAS) e Fórum Sócio-Ocupacional de Cascais

A ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda tem vagas disponíveis nos programas do Fórum de Apoio Social – FAS, sito no Restelo, em Lisboa e do Fórum Sócio-Ocupacional de Cascais, sito em Pau Gordo, Alcabideche.

 Estas respostas sociais desenvolvem programas de reabilitação psicossocial para pessoas com problemas de saúde mental, cujas atividades têm como objetivo promover a sua autonomia, reforçar as suas capacidades e competências e promover a sua (re)integração social e profissional. (consulte aqui os programas de atividades de 2019)

Os serviços prestados têm como base o modelo da reabilitação psicossocial, partindo da premissa de que é possível apoiar a pessoa com doença mental a ultrapassar as limitações causadas pela sua doença, de forma a atingir um maior nível de autonomia e uma melhor qualidade de vida.

Condições de Admissão

  1. Ter residência legal e morada oficial;
  1. Ter autonomia mínima para a mobilidade na comunidade;
  1. Ter doença mental grave e incapacitante;
  1. Ter, preferencialmente, idade compreendida entre os 18 e os 50 anos, para o Fórum de Cascais/entre os 18 e os 65 anos, no caso do FAS;
  1. Encontrar-se clinicamente estável;
  1. Ter apoio terapêutico regular e aderir ao mesmo;
  1. Não consumir estupefacientes ou álcool há pelo menos 1 ano;
  1. Apresentar um comportamento pessoal e social adequado no contacto com os outros, de modo a viabilizar o trabalho em grupo;
  1. Estar motivado(a) para participar activamente no projecto de reabilitação psicossocial que inclua actividades individuais e de grupo;
  1. Ter elevado ou moderado grau de incapacidade psicossocial.

Encaminhamento

O encaminhamento deve ser realizado para este email (aria.gab.serv.social@gmail.com) ou aria.fas@gmail.com  ou aria.fso.cascais@gmail.com, através do envio da Ficha de Encaminhamento  preenchida (consulte aqui a ficha de encaminhamento), bem como de um Relatório do Médico Psiquiatra comprovando a doença mental, estabilidade clínica e parecer favorável para a sua integração nessas estruturas.

 Lembramos que, em alternativa à Ficha de Encaminhamento, a candidatura também pode ser realizada por escrito pela  família ou outra pessoa de referência (por exemplo, por carta ou email, com identificação do candidato e familiar, contactos e pedido), acompanhado do relatório atualizado do médico psiquiatra.

 Após a recepção da Ficha de Encaminhamento o/a candidato/a será convocado/a pela assistente social da equipa, para a realização da entrevista triagem de forma a iniciar o processo de avaliação/admissão na resposta social.

 

Para mais informações ou esclarecimentos:

Tlf. – 21 364 10 99 / 21 366 01 64

 

CPDDivulgação de Vagas: Fórum de Apoio Social (FAS) e Fórum Sócio-Ocupacional de Cascais