A Comissão para as Pessoas com Deficiência do Concelho de Cascais (CPD), em colaboração com a Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa e a Universidade de Wisconsin-Milwaukee (EUA), está a promover um estudo sobre os fatores associados ao processo de inclusão das pessoas com deficiência/incapacidade no mercado de trabalho.
Este estudo é indispensável para, numa primeira fase termos um retrato da realidade em Portugal e, numa segunda fase, definir iniciativas para dar resposta às necessidades identificadas.
Em Portugal, e de acordo com os últimos Censos, cerca de 700.000 pessoas vivem com deficiência e ao nível de emprego, os dados de 2018 indicam que, no setor privado com mais de 10 trabalhadores/as, apenas 0,55% do total de recursos humanos destas empresas eram pessoas com deficiência*.
Neste contexto, foi elaborado um questionário destinado às pessoas da Administração/Gestão de topo e/ou Responsáveis pelos Recursos Humanos, cujo preenchimento demora cerca de 5 minutos. Solicitamos a sua colaboração no preenchimento e se assim o entender, a divulgação do questionário/link junto dos Vossos contactos: http://isctecis.co1.qualtrics.com/jfe/form/SV_b7uKdpQ7iiRB18G
Participe! Ajude-nos a conhecer a realidade do mercado de trabalho português, no que toca às pessoas com deficiência.
*Fonte: Relatório – Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2020 / Observatório da Deficiência e Direitos Humanos