Nos dias 23 e 24 de maio, no Auditório Maria de Jesus Barroso, Casa das Histórias Paula Rego, o Fórum Municipal de Cascais Contra a Violência Doméstica irá promover o I Encontro “Violência doméstica – um olhar sobre agressores” destinado aos profissionais das áreas da saúde, educação, serviço social, investigação científica, justiça e comunicação social.
Este Encontro visa realçar a importância da atuação junto de pessoas agressoras, no sentido de garantir uma atuação mais ampla, precoce, preventiva e eficaz no combate à violência doméstica.
Tem como objetivo divulgar boas práticas nacionais e internacionais e partilhar várias metodologias de intervenção junto de pessoas agressoras, e respetivos resultados, nomeadamente, as utilizadas nos Programas Contigo Açores e Cascais, bem como no Programa Nacional para Agressores de Violência Doméstica (PAVD).
Em Cascais, o Programa Contigo encontra-se em funcionamento desde 2010, podendo a sua frequência resultar de um processo judicial ou da iniciativa da própria pessoa agressora. Pretende promover a mudança do comportamento violento e o reconhecimento das consequências deste para si e para os outros, através da aprendizagem de estratégias alternativas, tendo em vista diminuir a reincidência e prevenir a (re)vitimação do cônjuge, filhos e/ou outros familiares.
Este Encontro pretende ser um espaço de partilha da visão dos diversos atores sobre a prevenção de comportamentos violentos, o trabalho com agressores/as e de reflexão sobre novas formas de o desenvolver, articuladamente e em complementaridade. Contará com a participação de oradores das diversas áreas de intervenção.
A sua realização resulta do trabalho do grupo constituído por A Barragem – Fundação Portuguesa para o Estudo, Prevenção e Tratamento das Dependências, ACES, DGRSP: Equipa Penal 4, GNR, HELPO, Hospital de Cascais e PSP, no âmbito da intervenção ao nível da formação e qualificação de profissionais do FMCVD.
Consulte AQUI o programa
Para aceder à ficha de inscrição, por favor, clique AQUI